Foto: Bibiana Pinheiro (Diário)
Na tarde de quarta-feira (31), o Ministério da Educação (MEC) divulgou no site do programa o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e, com isso, os inscritos tiveram a certeza de suas aprovações. Neste período, em Santa Maria, retorna a tradição de pendurar faixas com os nomes dos aprovados em frente às suas casas.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Curso, nome e sobrenome, instituição e um grande “Bixo 2024” acompanhado de "parabéns", as faixas podem ter vários modelos e tamanhos, mas no fim, todas representam o orgulho de uma conquista.
Pedidos
Em uma gráfica de Camobi, próxima a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o movimento se intensificou desde ontem (quarta-feira), quando cerca de 50 pessoas entraram em contato em busca do “Bixo UFSM 2024”. Algumas confirmando a impressão, outras fazendo orçamento.
A designer gráfica que atende as solicitações, Francielle Gomes, 33 anos, explica que, geralmente, são pais e avós que fazem o pedido:
– Eles começaram a entrar em contato a partir desta segunda-feira. Começaram a perguntar sobre valores, materiais, designer, quantidades. Deixaram tudo encaminhado para só confirmar depois que saísse a lista do Sisu. E hoje, novos pedidos vieram.
Festividade
São impressas cerca de 30 faixas por dia na gráfica. Até 11 de março, o início do ano letivo da federal, haverá outras chamadas da UFSM, como 2ª chamada, chamada oral. Francielle contabiliza que pelo menos 200 serão produzidas até lá.
Neste ano, os pedidos se repetiram para aprovados em alguns cursos, explica a profissional:
– Os cursos que mais apareceram para nós foram Medicina, Medicina Veterinária, Agronomia. Ah, engenharia mecânica. As artes também pareceu bastante.
Sisu
O sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para a Lei de Cotas.
Prazo
Até 7 de fevereiro, os aprovados podem se matricular, e estudantes não selecionados devem manifestar interesse em participar da lista de espera.